Voltar para home

Ferramentas e dicas para gestores

Ferramentas

Ferramenta de videoconferências, pode ser utilizada tanto em computadores quanto em smartphones.


Para utilizá-la basta ter uma conta no Google e estará pronto para começar. Para compartilhar com alguém, a pessoa não precisa ter a conta no Google, você pode copiar o link e enviar para ela.


A ferramenta é ótima para se manter conectado com o time da secretaria e professores remotamente durante o período de quarentena.

Quero ver o tutorial Quero acessar a ferramenta

A rede social mais utilizada no mundo! E além dos posts que você está acostumado a ver na linha do tempo, ainda é possível criar grupos privados, e compartilhar arquivos, pode servir tanto para a equipe pedagógica da secretaria, quanto para divulgar materiais para os professores


Separamos um tutorial para te ajudar:

Quero ver o tutorial Quero acessar a ferramenta

A ferramenta permite criar pesquisas e enviar para a equipe da secretaria, ou para os pais, compartilhando o link por e-mail, redes sociais ou Whatsapp.


As respostas são organizadas em planilhas e você pode acessar do seu computador ou celular.


Também separamos um tutorial para que você possa entender melhor como usar essa ferramenta.

Quero ver o tutorial Quero acessar a ferramenta

Uma ferramenta muito utilizada aqui, na Portabilis, que pode auxiliar os gestores e a equipe pedagógica em suas organizações é o Trello.


Sua utilização em cards, formação de grupos, designação de tarefas e funcionalidades vinculadas ao calendário podem ser muito úteis na hora de organizar grupos de trabalho, tarefas e simulações.

Quero acessar a ferramenta

A agenda on-line pode ser utilizada para:


  • Orientar: sobre as atividades e como a família pode ajudar os filhos a estudarem em casa;
  • Comunicar: repassando informações importantes para as famílias e alunos como no caso dos comunicados oficiais sobre o período de quarentena;
  • Convidar para eventos: você pode lançar convites para transmissão de aulas on-line, por exemplo;
  • Enviar mensagens: para manter contato direto com as famílias e os alunos e repassar recados pontuais.


A boa notícia é que, até o dia 31/05/20, a ferramenta foi liberada gratuitamente para quem ainda não é cliente. Solicite para sua escola aqui:

Quero acessar a ferramenta

Na opção gratuita do Zoom Meetings, a videochamada é limitada a 40 minutos de duração, porém o número de participantes é maior do que no Google Hangouts, podendo chegar a 100 pessoas.


Da mesma forma, quem cria a conferência deve enviar o convite por e-mail ou compartilhar o link para que as pessoas possam entrar na sala. O bacana é que não é necessário ter conta na ferramenta para participar.


É permitido, também, transferir arquivos, utilizar um quadro de anotações e gravar as videoconferências na nuvem para acessá-las sempre que necessário.

Quero acessar a ferramenta

A maioria das pessoas tem um smartphone com o WhatsApp instalado, certo? A vantagem é que todos estão habituados com o seu uso, portanto, não é necessário treinamento.


Uma ideia, para botar em prática com a ferramenta, é criar grupos com os diretores escolares, coordenadores pedagógicos para facilitar a comunicação com todo mundo.

Quero acessar a ferramenta

Mapa de soluções educacionais no contexto da COVID-19:


Cientes da importância de ver o que o Brasil e o mundo tem feito com relação à educação na pandemia, o Vozes da Educação, a pedido do Instituto Unibanco, mapeou boas práticas em educação ao redor do globo. O trabalho pode ser conferido nesse mapa super interativo:

Quero acessar a ferramenta

Dica de livros

O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem

O livro proporciona uma nova visão sobre o processo de aprendizagem e permite que você tenha insights sobre outras formas de atuação capazes de potencializar a educação dos alunos da sua escola.


Autor: Telma Weisz

Planejamento, Gestão e Legislação Escolar

Este livro busca sinalizar posturas, atitudes e valores que contribuam para um clima organizacional que implique comprometimento, envolvimento e corresponsabilidade.


Autor: Geraldo José Sant’Anna

A escola do futuro: o que querem (e precisam) alunos, pais e professores

Como será a escola do futuro? O que ensinar e como ensinar a esta nova geração que tem, na palma da mão, acesso quase que imediato a qualquer informação? O que esses alunos esperam da escola? E seus pais? Qual o papel dos professores nesse cenário?


Essas e outras questões levaram Marcos Piangers e Gustavo Borba a desenvolver esta obra, que aborda este tema complexo de forma amigável e acessível, propondo uma reflexão para alunos, pais e professores.


Autores: Marcos Piangers e Gustavo Borba

Para quem?

Quero acessar
Quero acessar
Quero acessar
Quero acessar

© 2020 Portabilis Tecnologia Ltda. - Todos os direitos reservados