Voltar para home

Ferramentas e dicas para Professores

Ferramentas

Ferramenta de videoconferências, pode ser utilizada tanto em computadores quanto em smartphones.


Para utilizá-la basta ter uma conta no Google e estará pronto para começar. Para compartilhar com alguém, a pessoa não precisa ter a conta no Google, você pode copiar o link e enviar para ela.


Podendo ser utilizada para dar aulas, separamos um vídeo tutorial da Professora Viviane Japiassú, utilizando o Hangout para criar salas de vídeos.

Quero ver o tutorial Quero acessar a ferramenta

É possível fazer transmissões ao vivo com os seus alunos, ou enviar vídeo-aulas gravadas, disponibilizando o link para seus alunos. Para criar a transmissão on-line você precisa ter uma conta no YouTube.


As transmissões são ideias para as aulas, pois os alunos podem interagir ao vivo com o professor, tirando dúvidas pelos comentários.


Separamos um vídeo tutorial da Professora Viviane Japiassú, utilizando YouTube para criar transmissões ao vivo.

Quero ver o tutorial Quero acessar a ferramenta

Ferramenta de videoconferências, pode ser utilizada tanto em computadores quanto em smartphones.


Para utilizá-la basta ter uma conta no Google e estará pronto para começar. Para compartilhar com alguém, a pessoa não precisa ter a conta no Google, você pode copiar o link e enviar para ela.


Podendo ser utilizada para dar aulas, separamos um vídeo tutorial da Professora Viviane Japiassú, utilizando o Hangout para criar salas de vídeos.

Quero ver o tutorial Quero acessar a ferramenta

Uma ferramenta muito utilizada aqui na Portabilis que pode auxiliar professores e gestores em suas organizações é o Trello.


Sua utilização em cards, formação de grupos, designação de tarefas e funcionalidades vinculadas ao calendário podem ser muito úteis na hora de organizar grupos de trabalho, tarefas e simulações.

Quero acessar a ferramenta

A agenda on-line pode ser utilizada para:


  • Orientar: sobre as atividades e como a família pode ajudar os filhos a estudarem em casa;
  • Comunicar: repassando informações importantes para as famílias e alunos como no caso dos comunicados oficiais sobre o período de quarentena;
  • Convidar para eventos: você pode lançar convites para transmissão de aulas on-line, por exemplo;
  • Enviar mensagens: para manter contato direto com as famílias e os alunos e repassar recados pontuais.


A boa notícia é que, até o dia 31/05/20, a ferramenta foi liberada gratuitamente para quem ainda não é cliente. Solicite para sua escola aqui:

Quero acessar a ferramenta

Na opção gratuita do Zoom Meetings, a videochamada é limitada a 40 minutos de duração, porém o número de participantes é maior do que no Google Hangouts, podendo chegar a 100 pessoas.


Da mesma forma, quem cria a conferência deve enviar o convite por e-mail ou compartilhar o link para que as pessoas possam entrar na sala. O bacana é que não é necessário ter conta na ferramenta para participar.


É permitido, também, transferir arquivos, utilizar um quadro de anotações e gravar as videoconferências na nuvem para acessá-las sempre que necessário.

Quero acessar a ferramenta

A maioria das pessoas tem um smartphone com o WhatsApp instalado, certo? A vantagem é que todos estão habituados com o seu uso, portanto, não é necessário treinamento.


Uma ideia, para botar em prática com a ferramenta, é criar grupos com a sua equipe, e sugerir que os diretores das escolas também o façam, assim eles podem compartilhar as informações que vem da secretaria de forma mais rápida.

Quero acessar a ferramenta

Dicas de como criar conteúdos para o ensino EAD

SerProf Conectando Professores

O SerProf é uma comunidade feita por professores para professores. 

Com ele, é possível trocar experiências reais de sala de aula, dar e receber feedback sobre as próprias práticas, além de aprender novas formas de engajar, motivar e ensinar.


São várias possibilidades para você, professor, continuar a se desenvolver e se reinventar com pessoas que realmente entendem sobre sua rotina e dificuldades. Tenha acesso a cursos, conversas e processos de formação.

Quero acessar

Como fazer acompanhamento pedagógico remoto.

Todos os alunos são diferentes e, como indivíduos singulares, aprendem de uma forma única e particular.


O acompanhamento pedagógico é essencial para entender o processo de aprendizagem de cada pessoa e como ajudá-la a superar as suas dificuldades.

Quero acessar

BNCC no Ensino Fundamental: o que mudou e como adaptar os planos de aula?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem exigindo alterações profundas nos currículos, materiais didáticos e formação de professores da Educação Básica de todo o País. E o Ensino Fundamental não ficou de fora dessas mudanças.

Quero acessar

5 dicas para orientar seus alunos a estudar em casa

Como você aprendeu a estudar? Provavelmente foi sozinho e na base da tentativa e erro. Mas isto foi em outra época. Hoje há o entendimento de que aprender a estudar é essencial para a continuidade da vida escolar e, portanto, cabe à escola ensinar procedimentos e práticas ligados ao estudo. "A escola não deve ensinar só conteúdos, mas também a desenvolver a capacidade de pensar e de construir conhecimento", afirma Walkiria Rigolon, formadora de educadores na rede estadual de São Paulo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Ela, porém, avalia que as instituições de ensino investem pouco em que as crianças tenham autonomia para estudar em casa. 

Quero acessar

Conheça os cursos e trilhas de conteúdo da Nova Escola

Neste momento em que vivemos, preparamos conteúdos especiais para você continuar aprendendo, ensinando e contando conosco como sempre contou aí da sua casa. Vamos atravessar este momento juntos.

Quero acessar

Conheça jogo Dom e as Letras

O jogo online Dom e as Letras trabalha a consciência fonológica (relação fonema-grafema, som-escrita) como preditora de uma melhor alfabetização, de uma forma super lúdica

Quero acessar

Cursos grátis

#NovaEscolaEmCasa: Elabore uma aula online com ferramentas do cotidiano

Quer descobrir como usar as ferramentas digitais que você usa no seu cotidiano para dar aulas à distância para seus alunos?


Assista nosso curso para aprender sobre as ferramentas, ver casos de uso e participar de nossos debates!

Quero acessar

Dicas de livros

A nova revolução do professor: Práticas pedagógicas para uma nova geração de alunos.

A partir de sua experiência, Stumpenhorst fala neste livro sobre o estabelecimento de relações com alunos e seus pais, sobre como motivar e envolver os alunos, sobre a importância de entender como os alunos aprendem ao invés de focar no que eles aprendem e sobre a importância da reflexão e do desenvolvimento.


O livro fornece ideais e esclarecimentos sobre uma abordagem de ensino e de aprendizado voltada para os alunos.


Autor: Josh Stumpenhorst

A Paixão de Conhecer o Mundo

Num relato envolvente e apaixonado, a educadora Madalena Freire apresenta o relacionamento entre professores e alunos e de como o conhecimento é fruto dessa relação.


Nessa experiência, a pedagogia assume uma dimensão criativa e pulsante, a ser vivenciada coletivamente, num intercâmbio constante.


Autor: Madalena Freire

Alfabetização: A Questão de Métodos

Muita tinta já se gastou para discutir a alfabetização. Não resolver questões como quando e de que forma alfabetizar implica abrir mão de um ensino de qualidade, condição fundamental para uma sociedade verdadeiramente democrática. A persistência do problema e as controvérsias em torno dos métodos de alfabetização demandam uma reflexão profunda sobre o tema. E é isso que realiza Magda Soares nesta obra imperdível.


Além de décadas de pesquisa, Magda faz questão de se manter próxima à realidade das salas de aula – discute o histórico do problema e apresenta os principais métodos utilizados. Mais do que isso, mostra que o método é caminhar em direção à criança alfabetizada. Nesse sentido, alfabetizadores precisam conhecer os caminhos da criança para orientar seus próprios passos e os passos da criança. Só assim é possível alfabetizar com método.


Autor: Magda Soares

A escola do futuro: o que querem (e precisam) alunos, pais e professores

Como será a escola do futuro? O que ensinar e como ensinar a esta nova geração que tem, na palma da mão, acesso quase que imediato a qualquer informação? O que esses alunos esperam da escola? E seus pais? Qual o papel dos professores nesse cenário?


Essas e outras questões levaram Marcos Piangers e Gustavo Borba a desenvolver esta obra, que aborda este tema complexo de forma amigável e acessível, propondo uma reflexão para alunos, pais e professores.


Autores: Marcos Piangers e Gustavo Borba

Para quem?

Quero acessar
Quero acessar
Quero acessar
Quero acessar

© 2020 Portabilis Tecnologia Ltda. - Todos os direitos reservados